Xixi de Gato: Problemas e Soluções*

A urina do gato é bem famosa, pois tem cheiro bastante desagradável, mas não é problema quando o gato usa a caixa de areia corretamente, pois a areia “disfarça” o cheiro das fezes e urina, porém tem certos gatinhos que teimam em urina no lugar errado.

Gatos são animais territorialistas, e o mau hábito de urinar pela casa é predominante no macho, porém há casos em que as fêmeas também apresentam este comportamento.

São diversos os motivos para que o gato urine pela casa, tem que ser feita uma análise caso a caso, mas as principais são:

CIO

Problema: Quando o gato entra no Cio sente a necessidade de marcar território para atrair um(a) parceiro(a) e afastar os gatos do mesmo sexo;
Solução: Para estes casos a solução é a castração, pois o animal fica mais tranquilo, não sente a necessidade de sair pela vizinhança procurando parceiras (os) e muito menos atrair parceiras (os) através do cheiro da urina.

Territorialismo: Locais familiars

Problema: Como disse acima, gatos são animais territorialistas, e marcam o território que para ele é familiar, para criar um “lembrete” que aquele local já foi vistoriado e explorado. O gato urina em móveis novos e pode até urinar em visitas;
Solução (Móveis): Ao introduzir um novo objeto/móvel na casa transfira alguns “cheiros” familiares, você pode esfregar no objeto/móvel uma peça de roupa usada pelo dono, ou até mesmo esfregar o próprio corpo. Também atraia o gato para o móvel e faça com que ele brinque ou se esfregue no móvel para que o seu “cheiro” também passe para o móvel, isso tudo monitorado pelo dono.
Solução (Visitas): Acostume o gato desde filhote a ter contato com diversas novas situações, locais, objetos e visitas, pois assim ele não terá necessidade de marcar bolsas, móveis e até as visitas quando um humano “invadir” o território deles.

Territorialismo: Gatos X Gatos

Problema: Gatos se sentem ameaçados com outros gatos no mesmo ambiente, e acabam urinando para mostrar “quem manda” na casa, isso pode ocorrer ao introduzir um novo gato na casa, com gatos no cio, e até com gatos que voltaram de uma rápida visita ao veterinário;
Solução: Castração e habituar o gato a novas situações, assim ele não sentirá a necessidade de urinar.

Problemas de Saúde

Problema: Gato urina em Spray em superfícies horizontais, como parede, janelas, cortinas, sofás.
Solução: Quando todas as medidas acima forem tomadas sem nenhum sucesso o indicado é levar o gato ao veterinário pois ele pode sofrer de um problema de saúde como a SUF (Síndrome Urológica Felina), que atinge pelo menos 1% dos gatos, em sua maioria machos, e que pode mudar o comportamento do gato fazendo urinar pela casa.

Mais dicas:

Alguns gatos adquirem o hábito de demarcar o território urinando no mesmo lugar, a dica é usar fita adesiva dupla face grudada sobre a superfície que o gato de apoia, para dificultar o acesso ao xixi, e assim tornar o hábito desagradável;
Outra técnica é revestir com plástico o objeto habitualmente demarcado, pois ao urinar o plástico pode gerar respingos que voltam para o gato, ele pode se sentir incomodado e abandonar o hábito;
Estar num local desconhecido pode ser bastante assustador para o gato. Por isso, introduza-o aos poucos num novo espaço. Inicialmente, mantenha-o em cômodo pequeno, com água, comida e caixa sanitária, e vá “apresentando” gradativamente cada nova área. Ele estará pronto para iniciar uma nova inspeção quando demonstrar estar bem ambientado ao que já viu, ou seja, quando estiver comendo, descansando, urinando e defecando normalmente.

Curiosidade

Alguns gatos aparentemente “gostam” do cheiro de Água Sanitária. Quando algum ambiente é limpo com Cloro/Água Sanitária os gatos tendem a se esfregar no local limpo, ou até mesmo no pano de chão com o produto. A explicação, os gatos reagem a cheiros fortes, como no caso da Água Sanitária, que sobrepõe o cheiro de urina e do próprio animal, então o gato vai se esfregar no local para deixar que o seu cheiro seja predominante ao do produto, alguns chegam a urinar no local recém limpo, enlouquecendo os donos! hahaha

Mas como limpar o local com urina? Isso vai ficar para um outro post onde eu vou contar sobre os produtos que já testei, falar sobre os produtos que funcionam e os que não prestam. Além de dicas fáceis e caseiras para combater odor de urina. Afinal, com sessenta gatos né?

Caso tenham alguma dica, alguma dúvida, ou alguma curiosidade, comente! Vamos trocar informações. =)
Espero que tenham gostado e que tenha sido útil.

*Fontes: Artigo reproduzido do site Cat Rangers, Link original, em 28/08 por Sora.