Scottish Fold

scottish foldO Scottish Fold (Dobra Escocesa) é a única raça com as orelhas dobradas para frente, o que dá um charme especial a esse gato exótico e fofo! Ela teve início em 1961 e foi desenvolvida pelo escocês William Ross.

São gatos robustos, inteligentíssimos, com cabeças grandes, muito carinhosos e extremamente apegados ao dono. Miam pouco, brincam bastante (mas não são agitados), são afetuosos com crianças, idosos, adultos e outros animais.

Por não poder acasalar dois gatos de orelhas dobradas, introduziu-se na criação da raça os gatos British e American Shorthair. Os filhotes que nascem desses cruzamentos são puros e têm direito a receberem o certificado de pedigree. No gatil Catway, os exemplares de Scottish Fold cruzam com apenas com gatos British Shorthair ou com Scottish Straight.

Todas as cores e marcações são aceitas e reconhecidas.

Nomenclatura

A nomenclatura usada para designar os Scottish Fold é das mais complicadas. Porém se observarmos o quadro abaixo, será fácil para entender:

Nome Outros Nomes Pelagem Orelhas
Scottish Fold Coupari Curta Dobradas
Scottish Fold Longhair Highland Fold Semi-Longa Dobradas
Scottish Fold Straight Ear British Shorthair* Curta Retas
Scottish Fold Straight Ear Longhair Highland Straight/British Longhair* Semi-Longa Retas

* Nome válido até 2012.
Fonte consultada: Dra. Ana Cláudia Andrade / Gatil Legato

Catway Falcor é astro da ThreeCats

Catway Falcor é o astro da nova propaganda da ração ThreeCats Super Premium da Hercosul lançada neste mês de dezembro.

Falcor é um filhote Scottish Straight de cor Cream, nascido no Gatil Catway em 2013 e que, como os outros nossos filhotes, tem um excelente temperamento.

Assista o filme completo da propaganda ThreeCats:

Esta não é a primeira vez que os gatinhos Catway participam de vídeos comerciais. Em 2012 o filhote Catway Meow participou da propaganda da Via Marte e em 2013 a filhote Catway Gwen participou de campanha da Fiat Automóveis.

Os Scottish Fold e Suas Posições

Curiosidade do Scottish Fold ou Coupari


Os gatinhos desta raça, Scottish Fold (escocês com ‘pregas ou dobras escocesas’), possuem as orelhas dobradas, e elas são a marca registrada dessa raça. As orelhas são para frente e para baixo. Eles têm pelo curto, espesso, muito denso, como se fosse pelúcia.

Uma curiosidade é que os gatinhos Scottish Fold têm o hábito curioso de se sentar ou deitar em posições muito estranhas – de barriga para cima, sentados como ‘Budas”, esticados no chão com a barriga para baixo.

Veja na fonte mais detalhes.(fonte)