O British Longhair diferencia-se do British Shorthair apenas e unicamente pelo comprimento de sua pelagem, que pode variar de semi-longa à longa.

Essa variedade foi desenvolvida principalmente à introdução de outras raças como o Persa, para preservar a genética do British Shorthair, cuja população diminuiu drasticamente com os bombardeios durante as grandes Guerras Mundiais. Esses cruzamentos possibilitaram não somente a versão “pelo longo” do British, mas também a introdução de novas cores. Mesmo ainda sendo a cor mais apreciada, o azul não é a cor padrão dessa raça.

Durante muitos anos, o British de pelagem longa foi ignorado pelos criadores, que simplesmente não registravam os filhotes mais “peludinhos” que nasciam em seus gatis. Mas com sua popularização pela Europa (lá são até mais valorizados que os Shorthair), houve um grande movimento entre as principais entidades felinas para que fossem reconhecidos. Então no final de 2008, todas as federações, exceto a FIFE, passaram a reconhecer essa nova variedade como raça.

Fonte: Ana Cláudia Andrade