Os gatos da raça British Shorthair ou Britânicos de Pelo Curto, têm sua origem nos gatos de rua ingleses e também nos gatos domésticos romanos. Durante o século 19, Harrison Weir (autor e escritor) começou selecionar os melhores exemplares para cruzamento, dando início então à maravilhosa raça de gatos, que costumam ter vida longa, em torno de 20 anos!

A cor azul (cinza), mais comum na Inglaterra no século passado, fez com que a raça também fosse conhecida como Britânico Azul (British Blue). Embora a cor azul seja geralmente mais associada à raça, existe um grande número e variações de cores de pelagem.

O Britânico é um gato resistente, saudável, robusto, compacto, com pernas curtas e fortes, cabeça e olhos redondos, rabo grosso na base e arredondado na ponta. Sua pelagem curta e densa faz lembrar um ursinho de pelúcia. Distingui-se das demais raças por sua lealdade ao dono. Tanto que um exemplar adulto pode levar anos para se acostumar em um novo lar. Outra grande qualidade é sua inteligência, que pode ser vista em sua treinabilidade: é o gato favorito de treinadores de animais e constantemente usado em filmes de Hollywood e comerciais para televisão, especialmente nos Estados Unidos.

Costuma se dar bem com outros animais da casa. Com crianças não poderia haver um companheiro mais dócil: as crianças adoram sentir sua pelagem e de brincar com ele. É um gato que está sempre alerta e brinca sem ser agressivo, agitado ou destrutivo.

Texto de Ana Maria Miragaya – Gatil Cat Place; Adaptado por Ana Cláudia Andrade – Gatil Legato.